Passo 14 – Processos e Cerimônias
Chegamos ao passo onde tudo se consolida.
Basicamente, neste passo devemos definir os processos que serão utilizados pelo VMO Ágil, considerando regras, acordos, políticas explícitas, cerimônias, documentos e ferramentas que contribuem para a solução de dores ou a otimização de restrições identificadas. É possível também que os processos definidos impulsionem a realização e entrega de objetivos ou valores esperados pelos clientes do VMO Ágil, considerando a evolução de maturidade para a mesma finalidade.


Um processo mínimo de gerenciamento do valor das iniciativas
Considere ter um processo mínimo de acompanhamento das iniciativas com foco em gerenciamento do valor gerado e entregue por elas. Deverá ser possível pelo menos entender:
quais iniciativas serão acompanhadas pelo VMO Ágil;
qual o foco de atuação do time do VMO Ágil nas iniciativas;
como ocorre o entendimento das entregas e do valor a ser gerado pelas iniciativas e como se darão o acompanhamento e a contribuição do VMO Ágil;
qual a cadência de observação dos resultados para gerar aprendizado de gestão, governança e entrega de valor;
quais papéis atuam ao longo do processo e quais são suas responsabilidades.
Clique em qualquer ícone para explorar orientações detalhadas sobre cada um das etapas do processo mínimo de gerenciamento de valor de iniciativas:


Há seis pilares que devem ser considerados na construção de um VMO, sendo que o primeiro caracteriza um VMO clássico e a soma de todos os seis pilares caracterizam o VMO 2.0.
Clique no botão a seguir e faça o download da versão em imagem dos Pilares e Base do VMO para utilização como preferir.