Passo 6 – Valor
Valor é a percepção de uma necessidade atendida ou problema resolvido pelo cliente ao utilizar ou receber o benefício. Valor não é entrega, não é resultado e não impacto ou benefício, é o resultado final de tudo isso que deve ser percebido pelo cliente.
O objetivo do VMO Ágil é contribuir para uma gestão de valor que maximiza a entrega de valor esperada pela organização e que é refletida através do planejamento estratégico, e da correta seleção e priorização somente das iniciativas que geram valor reconhecido e percebido pelos clientes da organização.
O VMO Ágil é orientado a valor, e a sua proposta é provocar a organização a ser orientada a valor também. Um VMO Ágil tem basicamente duas formas de gerar valor para a sua organização: a primeira é a partir das suas próprias atividades e funções e a segunda é a partir da contribuição direta e indireta para a geração de valor das iniciativas que estão sendo trabalhadas pelos times através de projetos, produtos e demandas.
Desta forma, neste bloco 6, o foco é identificar o valor esperado pelos clientes do VMO Ágil, seja este diretamente entregue pelo VMO Ágil ou indiretamente através de contribuições e atuações junto aos times das iniciativas.

